Sobre Nós

Descobre o Tudo Vai Melhorar

Projeto Tudo Vai Melhorar

O QUE É O PROJETO TUDO VAI MELHORAR™?

O Projeto Tudo Vai Melhorar™ foi criado para demonstrar aos jovens LGBTI os níveis de felicidade, potencial e positivismo que as suas vidas podem alcançar, se conseguirem ultrapassar as dificuldades da sua adolescência, nomeadamente o bullying e a discriminação.

A missão do Projeto Tudo Vai Melhorar é comunicar com jovens gays, lésbicas, bissexuais, trans e intersexo de todo o mundo com objectivo de lhes transmitir esperança e criar as mudanças necessárias para tornar as suas vidas melhores.

Queremos relembrar que os jovens LGBTI que não estão sozinhos/as e que TUDO VAI MELHORAR.


COMO SURGE O TUDO VAI MELHORAR?

(afiliado oficial do It Gets Better Project em língua Portuguesa)

Apesar de haver alguns contributos dispersos, não existia uma versão oficial portuguesa do It Gets Better™ capaz de transmitir uma mensagem de esperança aos jovens LGBTI dos países da CPLP – Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa.

Em Abril de 2012, por forma a colmatar este hiato, o activista Diogo Vieira da Silva, na altura Vice-Presidente da CASA – Centro Avançado de Sexualidades e Afectos e responsável pelas questões LGBTI nessa organização, propôs à Direção da mesma, o desafio de contactar o “It Gets Better Project”, no sentido da criação do “It Gets Better – Portugal” e que teria a designação de “Tudo Vai Melhorar”. A ideia foi aceite de imediato e assim nasceu o  Projeto Tudo Vai Melhorar™, afiliado oficial do It Gets Better Project™.


SOBRE O PROJETO TUDO VAI MELHORAR™.

Sabemos que:

  • Em Portugal 42%* dos Jovens LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo) afirmam terem sido vítimas de bullying homofóbico.

  • A nível mundial, os jovens LGBTI têm 4 vezes mais risco de cometer suicídio e 8 vezes mais se forem rejeitados pelo círculo de pessoas mais próximo (familiares e amigos) e um em cada quatro jovens não heterossexual já tentou o suicídio.

  • 85%* dos jovens, em Portugal, afirmam já ter ouvido comentários homofóbicos na sua escola, tais como “bicha”, “gay”, “fufa” ou “maricas”.

  • O suicídio é a segunda causa de morte dos adolescentes em Portugal, não havendo, até hoje, qualquer estudo que avalie a relação do mesmo com os preconceitos sofridos por causa da sua sexualidade.

Crescer não é fácil!... E muitos jovens enfrentam diariamente as agressões típicas do bullying (quer agressões físicas quer insulto pelos seus pares), fazendo com que se sintam sozinhos/as e sem ninguém ou um local a quem pedir ajuda. Isto é especialmente verdade em crianças e adolescentes LGBTI, que muitas vezes reprimem os seus sentimentos e sexualidade com medo de serem vítimas de bullying. Sem nenhum adulto ou mentor assumidamente Homossexual, Bissexual, Transsexual ou Intersexo nas suas vidas, eles/as não conseguem imaginar o que o seu futuro pode reservar. Em várias situações, crianças e adolescentes LGBTI, são gozadas, ridicularizadas ou, em casos mais extremos, agredidas, simplesmente por serem elas/es mesmas/os.

Enquanto muitos deste jovens não conseguem idealizar um futuro positivo para as suas vidas, nós conseguimos”

Vamos para demonstrar aos jovens LGBTI os níveis de felicidade, potencial e positivismo que as suas vidas podem alcançar.


Agora o Tudo Vai Melhorar é uma Associação sem fins lucrativos!

Descobre mais em:

  A Associação