O Projecto Tudo Vai Melhorar™ trabalha para mostrar aos
jovens LGBT os níveis de felicidade, potencial e positivismo que
as suas vidas poderão alcançar.

Donativos

Sobre Nós


O que é o Projecto Tudo Vai Melhorar™?

O Projecto Tudo Vai Melhorar™ foi criado para demonstrar aos jovens LGBT os níveis de felicidade, potencial e positivismo que as suas vidas podem alcançar, se conseguirem ultrapassar as dificuldades da sua adolescência. O Projecto Tudo Vai Melhorar™ quer relembrar que os adolescentes LGBT não estão sozinhos(as) e que TUDO VAI MELHORAR.


Sobre o Projecto Tudo Vai Melhorar™.

Sabemos que em Portugal 42%* dos Jovens LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) afirmam terem sido vítimas de bullying homofóbico. A nível mundial, os jovens LGBT têm 4 vezes mais risco de cometer suicídio e 8 vezes mais se forem rejeitados pelo círculo de pessoas mais próximo (familiares e amigos) e um em cada quatro jovens não heterossexual já tentou o suicídio. Sabemos ainda que 85%* dos jovens, em Portugal, afirmam já ter ouvido comentários homofóbicos na sua escola, tais como “bicha”, “gay”, “fufa” ou “maricas”. Por outro lado o suicídio é a segunda causa de morte dos adolescentes em Portugal, não havendo, até hoje, qualquer estudo que avalie a relação do mesmo com os preconceitos sofridos por causa da sua sexualidade.

Crescer não é fácil. Muitos(as) jovens enfrentam diariamente as agressões típicas do bullying (quer agressões físicas quer insulto pelos seus pares), fazendo com que se sintam sozinhos(as) e sem ninguém ou um local a quem pedir ajuda. Isto é especialmente verdade em crianças e adolescentes LGBT, que muitas vezes reprimem a sua sexualidade com medo de serem vítimas de bullying. Sem nenhum adulto ou mentor assumidamente homossexual nas suas vidas, eles(as) não conseguem imaginar o que o seu futuro pode reservar. Em várias situações, crianças e adolescentes LGBT, são gozadas(os), ridicularizadas(os) ou, em casos mais extremos, agredidas(os), simplesmente por serem elas(es) mesmas(os). 

Enquanto muitos(as) deste jovens não conseguem idealizar um futuro positivo para as suas vidas, nós conseguimos. O Projecto Tudo Vai Melhorar™ foi criado para demonstrar aos jovens LGBT os níveis de felicidade, potencial e positivismo que as suas vidas podem alcançar, se conseguirem ultrapassar as dificuldades das suas vidas de adolescente. O Projecto Tudo Vai Melhorar™ quer relembrar os adolescentes LGBT de que não estão sozinhos(as), e que TUDO VAI MELHORAR.


Como nasceu o It Gets Better™/Tudo Vai Melhorar™?

Em Setembro de 2010, nos Estados Unidos, o colunista e escritor Dan Savage criou um vídeo no YouTube juntamento com o seu companheiro, Terry Miller, para dar esperança aos jovens LGBT vítimas de violência. E isto surgiu como resposta ao número de estudantes que vinham atentando contra as suas próprias vidas após serem vitimas de bullying na escola. A intenção era criar um núcleo pessoal de apoiantes que, em todo o lado, pudessem dizer aos jovens LGBT que, sim, que TUDO VAI MELHORAR™.

O It Gets Better™/Tudo Vai Melhorar™ tornou-se num movimento global, inspirando mais de 50.000 usuários a criarem vídeos de apoio que já forma vistos mais de 50 milhões de vezes. Como contributos mundiais de relevância que aderiram ao It Get’s Better Project™ contam-se nomes como o Presidente dos EUA, Barack Obama, o Vice-Presidente Biden, a Secretária de Estado Hilary Clinton, o Primeiro Ministro do Canadá, o Primeiro Ministro de Inglaterra, David Cameron, a Ministra para a Igualdade inglesa, o Primeiro Ministro da Austrália, o Governador do Hawaii, diversos Senadores Americanos e muitos Deputados do Parlamento Europeu, apenas para citar alguns dos nomes da política mundial. Mas também muitos nomes das artes já aderiram ao projecto como Lady Gaga ou Ellen DeGeneres entre muitos outros.

O It Gets Better™/Tudo Vai Melhorar™ tornou-se assim um projecto onde crianças, adolescentes ou jovens que sejam lésbicas, gays, bissexuais ou transsexuais podem ver como o amor e a felicidade poderão estar presentes nos seus futuros. 

Apesar de haver alguns contributos dispersos, não existia uma versão oficial portuguesa do It Gets Better™ capaz de transmitir uma mensagem de esperança aos jovens LGBT dos países da CPLP – Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa.

Em Abril de 2012, por forma a trabalhar todas estas questões, o activista Diogo Vieira da Silva, Vice-Presidente da CASA – Centro Avançado de Sexualidades e Afectos e responsável pelas questões LGBT, propôs à Direcção da mesma, o desafio de contactar o “It Gets Better Project”, no sentido da criação do “It Get’s Better – Portugal” e que teria a designação de “Tudo Vai Melhorar”. A ideia foi aceite de imediato e a Associação CASA – Centro Avançado de Sexualidades e Afectos criou o  Projecto Tudo Vai Melhorar™, afiliado oficial do It Gets Better Project™.


O que é a CASA – Centro Avançado de Sexualidades e Afectos?

A CASA – Centro Avançado de Sexualidades e Afectos é uma Associação, sem fins lucrativos, que emanou da sociedade civil com o intuito de denunciar todas as formas de discriminação e, acima de tudo, para lutar pela Universalidade do Direito à Felicidade. 

Reúne, entre os seus membros, gente com provas dadas na Sociedade, com as mais diversas origens profissionais, sociais e culturais, que decidiu unir-se, em forma de Associação, uma ONG oficial, com o intuito de, conforme é possível ler na sua Carta de Intenções:

  • Promover a Igualdade;
  • Combater todos os actos discriminatórios, especialmente os de género;
  • Denunciar todas as formas de violência, inclusive a sexual;
  • Apoiar e divulgar as diversas estratégias de vivenciar os Afectos;
  • Exigir uma disciplina de Educação Sexual na Escola;
  • Lutar pela universalidade do Direito à Felicidade.

Descobre mais sobre a CASA:

www.ass-casa.com

www.facebook.com/AssociacaoCASA

*Os dados estatísticos baseados no “Estudo sobre Bullying Homofóbico nas Escolas em Portugal” (2010), uma parceria rede ex aequo/ISCTE-IUL.